É tudo uma questão de motivação…

Este post vai ser um pouco fora da parte técnica do desenvolvimento PHP, minha idéia aqui é compartilhar com vocês algo que eu gostei bastante. Muito provavelmente será um pouco extenso, mas é só um detalhe.

Para aqueles que não estão com tempo de ler tudo e ver o vídeo apenas reflita sobre isso: dinheiro não é a maior motivação.

Como assim?

Que absurda essa frase, alguns pensam… mas não é.

Já faz muito tempo que penso dessa forma (muito tempo mesmo) e o que me MOTIVOU a escrever isto foi o vídeo que está no final. O vídeo em questão aborda de uma forma muito interessante um tema delicado que as empresas adoram fazer: se você fizer isso bem você vai ganhar uma bonificação, se fizer mal vai ganhar uma penalidade.

É isso mesmo… aquela velha e maldita história da cenoura na sua frente. Acontece que ela NÃO funciona em todas as situações!

Desenvolvedores, e no nosso mundo?

Indo para o mundo do desenvolvimento, onde as tarefas são normalmente complicadas e exigem mais esforço mental do que propriamente físico, as pessoas tendem a ficar mais difíceis ainda de serem motivadas. E qual um dos principais motivos? As empresas na grande maioria das vezes confundem visibilidade com controle.

Daí você pensa: pô, pera lá… eu precisava ser controlado quando tinha 3 anos, (teoricamente) agora preciso apenas mostrar os resultados dos meus esforços, não? Pois é… e esse pesamento de controlar cada passo acaba com toda e qualquer autonomia, ou seja leva a empresa (muito possivelmente) a um desastre… também quem é que se sente confortável em trabalhar com um cara perguntando de 15 em 15 minutos como está a tarefa que você está trabalho, daqui a pouco ele vai perguntar porque você demorou mais de 20 minutos no banheiro (e com certeza alguém já respondeu alguma coisa não muito educada para uma situação similar).

Isso gera stress, parece que a empresa não confia em você, e você tem razão de ter esse sentimento de desconfiança…

Muitos de nós passam 8h por dia dentro da empresa, se formos levar pro lado matemático isso é 1/3 do nosso dia (24/3 = 8 quem duvidar pergunta pra calculadora ou até pro google), considerando que uma pessoa (normal) utiliza mais 8h para dormir sobram apenas mais 8h para fazermos tudo aquilo que é importante: VIVER.

Se a gente passa as 8h do trabalho acumulando stress como vamos estar saudáveis nas outras 8h? Missão impossível, não?

Em relação à autonomia, só digo uma coisa: quando damos autonomia ganhamos comprometimento em troca 😉

Open source world

Voltando para o papo do dinheiro, se dinheiro fosse a principal motivação não teria gente por ai fazendo software open source. Pensa bem… o que leva um cara sentar na frente do computador (após uma semana cansativa e 100% na frente da maldita máquina de escrever metida à besta) e desenvolver MAIS código e o pior: SEM RECEBER NENHUMA GRANA POR ISSO!

O PHPSP iniciou um movimento fantástico que é o Sou PHPSP e Contribuo onde eles estão incentivando de várias formas (premiações, divulgação, reconhecimento) o desenvolvimento e a contribuição em projetos open source.

Penso que as partes mais interessantes de desenvolver/contribuir em projetos open source é que você aprende pra caramba, se você é criador do projeto você vê ele crescer (muito e muito rápido as vezes), você sai da sua zona de conforto (deixa de lado a velha desculpa “não tenho tempo”) e acaba conhecendo pessoas muito bacanas que podem te auxiliar em outras oportunidades.

Conclusões

Finalizo apenas dizendo que não sou de forma alguma contra o dinheiro (até gosto dele), mas além dele precisamos buscar: autonomia, conhecimento especializado e reconhecimento.
Quem sabe trabalhando com open source você consiga um ou todos estes itens? Oportunidades não faltam.

O vídeo que me fez escrever isso tudo é este, sugiro inclusive vocês verem as outras animações que também são muito interessantes.

Opiniões? Comentários aleatórios?

Anúncios

Tags:, ,

About lcobucci

Passionate PHP Developer

2 responses to “É tudo uma questão de motivação…”

  1. Tomás says :

    Porra, muito bom o vídeo!
    Fecha com algumas coisas que eu já pensava incrementando bastante haoeuhaoe

    Abração Luis!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: